Conheça as vantagens e torne-se nosso associado »Associar-seBenefícios

O Encontro deu início com o Senhor Secretário de Estado, Dr. Emídio Sousa, que recordou que não há problemas sem solução: “estamos em vias de resolver os problemas dos resíduos”.

Todavia, face à pressão nos aterros em Portugal, cujo limite poderá ser atingido em três ou quatro anos, o executivo considera fundamental “deixar de aumentar a produção de resíduos, garantir a preparação da reutilização e da reciclagem e incentivar o sistema de recolha seletiva de biorresíduos”.

Sobre este último ponto, “uma das frações mais importante dos nossos resíduos”, Emídio Sousa debruçou-se nas oportunidades dos mesmos como a produção de biogás e de biometano, e de compostos para os nossos solos.

”Queremos incentivar os municípios através de apoios e temos a plena consciência que os orçamentos municipais estão a sofrer com a iniciativa” – referindo-se à obrigatoriedade da recolha seletiva de biorresíduos desde 1 de janeiro de 2024.

E de forma a também incentivar os cidadãos, o Secretário de Estado do Ambiente anunciou que o Governo irá lançar uma campanha até ao final deste ano para consciencializar para a recolha seletiva e para a separação correta dos resíduos.

Além disso, “temos 400 milhões de euros de fundo para apoio aos sistemas em baixa e também em alta”, rematou Emídio Sousa.

Fonte: https://www.ambientemagazine.com/

Foram vários os assuntos abordados ao logo do dia, deixamos também a mensagem do Dr. Paulo Praça, Presidente da Direção – ESGRA  e Diretor-Geral – Resíduos do Nordeste  “é absolutamente urgente e imprescindível ao equilíbrio económico e financeiro do serviço público essencial de gestão de RU, que os valores de contrapartida financeira sejam aprovados e aplicados a partir de 1 de julho de 2024, de modo a pôr cobro a uma situação insustentável de subsidiação dos custos da gestão e tratamento de RU da responsabilidade dos produtores, embaladores, distribuidores, através da tarifa municipal”.

O evento contou com uma Pitch Tour pelos Stands, onde os expositores deram a conhecer as suas tecnologias, produtos e serviços.

Contou no período da tarde ainda com um painel sobre “O Estado da arte da Recolha de Biorresíduos – testemunhos e experiências” e outro sobre “Oportunidades de Financiamento do Setor – que possibilidades existem face às necessidades de investimento?”, tendo estado presente um representante da Comissão Europeia.

O XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos: Desafios, Soluções e Experiências teve uma adesão de cerca de 200 participantes, tendo sido um Sucesso.

A APEMETA em parceria com a empresa especializada AgroInsider mediu a Pegada de Carbono do XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos. Para esta análise foram recebidos 76 inquéritos, o que equivale em média a que 1/3 dos automóveis levaram 2 passageiros e os restantes apenas 1; uma distância total de 29 644 km de ida e volta; correspondendo a 3,2 toneladas de CO2eq emitidas com as deslocações. Face aos resultados a APEMETA vai fazer a compensação com 3 créditos de carbono numa herdade no concelho de Montemor-o-Novo.

A compensação desta pegada corresponde à plantação de 146 árvores, ou à recuperação de 1,5ha de montado.

Agradecemos a todos os oradores, moderadores, patrocinadores, participantes e parceiros o apoio à realização deste evento.

Esperamos que no próximo ano possam voltar a participar no XV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos com agenda marcada para 22 de maio 2025! Save the date!

Mais Informações:
Raquel Veríssimo | raquel.verissimo@apemeta.pt
Tel: 217506000